4 de nov. de 2011

PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM.

Sem dúvidas é um filme fantástico, e nos mantêm atentos a tudo o que está sendo mostrado pelos seus 105 minutos. Eu, como simples criacionista, gostei, imagina os evolucionistas! E tudo porque o protagonista do longa é um macaco inteligente e bem comportado, claro, até certo ponto. Já imaginou uma criança de cinco anos de idade com o conhecimento de um adulto de 33? É assim que vejo César no segundo ato. Diversos críticos desprezaram e falaram mal deste filme, por conter FALHAS, e por acaso somos perfeitos?!!?...risos...ficaram insatisfeitos com a encenação de "James Franco"(Will), mas não homenagearam o grande ator "John Lithgow", que faz o pai de Will, e que sempre faz atuações magníficas, desde “Síndrome de Caim” – e passagens por séries como em “Dexter,” na quarta temporada.

Planeta dos macacos a origem é para toda família, é para divertir, sentir raiva, se surpreender e aceitar o que acontece com o macaco César. Algumas pessoas poderão dizer que “o final” do filme, deixou a desejar, entretanto, temos que considerar que ele está revelando como tudo aconteceu até chegar ao verdadeiro “Planeta dos macacos”, vistos nos outros filmes da série.

A direção de "Rupert Wyatt" merece aplausos e respeito, pelo foco nos personagens, que parecem transmitir o que estão vivendo naquele momento. Como a cena em que se desenha algo com demonstração de dor da saudade que está sentindo, e que aquele singelo gesto de encostar a cabeça no desenho fosse trazer um pouco de paz interior; ou a cena da agonia do pai de Will na cama. Podemos perceber, através do olhar de César, que as coisas estão sendo mudadas em sua mente, estão sendo entendidas, e ele se vê amadurecendo com inteligência, não como um animal de estimação, dominado. E toda a ação no terceiro ato é elaborada com extrema beleza e angústia, algo majestoso e potente na história.

Geralmente, filmes de ficção científica tende a deixar algumas pessoas com a imaginação fervendo de possibilidades; será possível algo do tipo acontecer de verdade? Posso afirmar que - não e jamais - assim como o ser humano - nunca - conseguirá criar inteligência artificial. Quando comecei a assistir ao Planeta dos macacos a origem, a primeira cena que veio a minha mente foi o imperdível “Substitutos”, com Bruce Willis, onde um macaco pôde movimentar um braço mecânico através de um aparelho sobre sua cabeça, com a simples força do pensamento. E não muito diferente, os testes em animais são a salvação dos laboratórios genéticos, afinal, quem se candidataria a experimentar novos medicamentos de risco? E é claro que existe o fator ilimitado, pesquisadores extrapolam a ordem necessária e chegam a ultrapassar o que devia ser respeitado, uma vaca não produz naturalmente 5 litros de leite por dia, mas o humano com sua ganância capitalista, não faz com que ela extraia 60 litros! E esta é a verdade, pois assim como no filme, o homem sempre foi e será cruel com a vida alheia, seja da mesma espécie ou dos seres dominados. Mas para Cesar, as coisas têm outras perspectivas, para ele, em rio que tem piranha, macaco velho toma água de canudinho.

Não deixe de ver. Não deixe de se divertir. Nunca.


MINHA NOTA: 10.


JUST ONE PHOTO:




Um simples deslocamento pode mudar um comportamento para sempre.




Trailer do filme:

Nenhum comentário: