28 de mai. de 2006

"O JARDINEIRO FIEL"

Lembram do filme "Cidade de Deus"? Com uma bela história e feito no Brasil? Pois então, é o mesmo diretor, o brasileiro Fernando Meirelles que comanda o Jardineiro fiel, indicado ao Oscar como melhor filme e vencedor de melhor atriz coadjuvante para Rachel Weizs. É o primeiro filme americano do nosso conterrâneo, que mandou bem, diferente de Walter Salles que estreou na direção americana com o horrível "Águas Negras".

Após uma discursiva palestra em que o funcionário do governo inglês Justin Quayle(Ralph Foenes), se vê perdido entre as perguntas de Tessa (Rachel Weizs), o casal se conhece e passa a viver um belo relacionado que, alias trará ao longo as más conseqüências de quem se mete onde não é chamado.
A maior parte do filme se passa na Quênia, onde o casal vai para questões de trabalho, ela muito simpática faz amizades com pessoas que estão cientes de assuntos escondidos que deflagram erros de genocídio, fazendo com que grande parte da população daquela região não recebe os medicamentos adequados, e que estão sendo utilizados como cobaias para experimentos vazios e sem lógica. Tessa, com sua sabedoria, começa a descobrir quem são os grandes causadores de desvios financeiros e de atos corruptos, lesando os pobres e fortalecendo os ricos. E descobre que, na verdade estão testando remédios em seres humanos sem terem noção dos efeitos colaterais, independente se os medicamentos estão aprovados ou não para testes. Após a morte de Tessa, Quayle muito desconfiado e surpreso com as noticias que recebe sobre os caminhos que sua esposa percorria, ele decide por conta própria investigar e, acaba por descobrir o lado mais sórdido da industria farmacêutica e do seu valor na África. Assim, ele estará disposto a assinar sua própria sentença de morte em buscar da reposta exata.

O filme em certo ponto, vem como uma carta escrita diretamente para a ONU que se diz tão
importante para as nações, mas que se afasta ao invés de estar perto para resolver as graves distorções mundiais. Vemos também a enorme pobreza e miséria que vive a população da Quênia, questão que é possível solucionar, mas que não querem abrir mão de fortunas e riquezas expostas por parte daqueles que a possuem.
Fernando Meirelles sabe comandar o filme com chave de ouro, pois sua adaptação encanta e emociona pela forma que dirige, apresentando a grande quantidade de pobres e doentes num estado sem esperança.
"O Jardineiro fiel" é um filme baseado em um romance de sucesso de John le Carré.

MINHA NOTA:
De 1 a 10, ficou com 9.

CONHECENDO O ATOR POR OUTRO FILME:

Rachel Weizs: a detetive Angela Dodson e aliada de John Constantine em "Constantine"
Ralph Foenes: no filme "O Paciente Inglês" era lmásy, o ator principal do longa.

JUST ONE PHOTO:


Um destino traçado, um sonho em comum, ideais em comum. Mas a vida é sempre cheia de surpresas.

Nenhum comentário: